Hum, final de inverno ? Acho que não. Dá tempo de uma noite de queijos, vinhos, calorias a mais e amigos reunidos (8 pessoas). Não tem segredo, basta comprar os queijos certos, vinhos que combinem com estes queijos e, o resto, deixe acontecer naturalmente.
Lista de compras
QUEIJOS
VINHOS
FRIOS
PÃES
FRUTAS
Na frigideira
Bom, hoje, esta seção será um pouco diferente. Primeiro a lista de queijos: (Gouda, Estepe, Mussarela de Búfala, Parmesão, Gorgonzola, Brie, Camembert, Minas). Calcule cerca de 100g para mulheres e 150g para homens.
Os vinhos que combinam com os queijos são: tintos encorpados, tintos leves e brancos secos. Uma garrafa por casal deve ser o suficiente.
Sem regras, compre os que você gosta de beber. Isso evitará dor de cabeça no dia seguinte e você aproveitará muito mais. É bom sempre ter um suco de uva "na manga" (sem trocadilhos, claro), caso alguém não queira ou não tome vinho. Água a vontade, não esqueça.
Pães: Baguete simples, baguete de ciabatta, pão de cenoura (ótimo com cream cheese), pão de nozes, pão de linhaça, pão francês, pão italiano e pão de centeio. Calcule cerca de 150g por pessoa.
Frutas: Maçã verde, maçã vermelha, uvas, pêras e morangos. Frutas cítricas não combinam muito.
Frios: Salame, copa, peito de peru ou qualquer um que goste mais. Cerca de 80g por pessoa.
Eu não acho que este tipo de noite deva vir cheia de regras. Com alguns tipos de queijos, os vinhos certos e amigos reunidos, resolvi colocar aqui no blog pois deu certo justamente por ter sido uma noite sem frescura. Claro, a mesa bem arrumada pela minha mulher ajudou para as fotos. O que foi diferente nesta noite, foi que resolvi colocar fogo na churrasqueira, uma chapa de ferro, e passei a derreter os queijos e torrar os pães a medida que o pessoal ia pedindo e comendo. Acreditem, façam isso. Uma das receitas foi colocar sobre uma fatia de pão italiano, pasta de tomate seco ou ervilha e queijo Brie ou Minas por cima. Foi o sucesso da noite. Excelente!!!!
Dicas e curiosidades
A dica desta vez ficou por conta do queijo cremoso (cream cheese) que fica muito bom com qualquer tipo de pão. Para a pasta de ervilha, basta colocar uma lata de ervilha (sem a água), um punhado de coentro, um punhado de hortelã, sal, pimenta do reino, raspas e suco de meio limão em um mixer ou liquidificador, e bater até conseguir a consistência de pasta. Vá acrescentando azeite a gosto enquanto estiver batendo.
Até a próxima!!!!
Na frigideira
Um comentário:
Foi realmente muito gostoso! Tudo estava ótimo!
Postar um comentário